A responsabilidade do coroinha

1. Participe das reuniões, missas e demais compromissos assumidos.

2. Seja pontual. Chegue a tempo para as reuniões e celebrações.

3. Seja asseado.Esteja sempre limpo, cabelos penteados, calçados e roupas bem arrumados.

4. Seja cuidadoso com as coisas da igreja e do altar. Trate os utensílios litúrgicos com respeito, como objetos destinados ao culto Divino.

5. Seja humilde e preste atenção ao que lhe for ensinado pelas pessoas encarregadas de sua formação.

6. Durante os atos litúrgicos, evite conversas, risos ou brincadeiras.

7. Seja educado com relação aos colegas e todas as pessoas da comunidade.

8. Cultive o gosto pela oração e leia um trecho da Bíblia cada dia.

9. Dedique-se ao estudo da liturgia, a fim de celebrar cada vez melhor.

10. Observe o silencio na igreja e na sacristia. E mantenha a concentração, principalmente antes de começar algum ato litúrgico.

Novidades do blog

Boom dia coroinhas, como estão? Já viram as novidades do blog?
Coloquei este novo layout, com barra para pesquisas, assim fica mais fáci achar um conteúdo aqui no blog!
Bom, vocês irão notar ao longo do tempo vários benefícios deste novo layout!
E ainda mais novidades, este mês eu publicarei várias apostlas para downloads, agora vai o meu apelo:

Pesssoal comentem mais, sejam mais ativos no blog, e sejam seguidores do blog !!!

RITO DE INVESTIDURA DE NOVOS COROINHAS

Vejo que é grande a dificuldade para coordenadores em achar um rito para a missa de investidura dos coroinhas, com o intuíto de ajudar colocarei aqui alguns ritos que achei na internet:

1) RITO DE INVESTIDURA N°1
Enviado por Elber Lima na comunidade Coroinha - Acólito (Oficial)

Monsenhor: Caros meninos, que desejais?

Meninos: DESEJAMOS SER RECEBIDOS ENTRE OS ACÓLITOS DESTAPARÓQUIA.Monsenhor: Em nome de Deus e em nome da Virgem Maria, recebo vocês carinhosamente entre os Acólitos da Paróquia, mas peço que antes vocês façam o compromisso solene.

Meninos: (com braço direito estendido):PROMETO FAZER TUDO O QUE PUDER PARA BEM SERVIR A NOSSO SENHOR JESUS CRISTO PRESENTE NA SAGRADA LITURGIA E DE MODO ESPECIAL NA CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA. ESPERO SER FIEL, COM O AUXÍLIO DE SUA GRANDE GRAÇA, A ESTE MINISTÉRIO DO ALTAR E A MINHA COMUNIDADE. QUE A SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA MÃE DE DEUS E MÃE DA IGREJA ME ABENÇOE! AMÉM.

Benção das Vestes

Monsenhor: O nosso auxílio vem do nome do Senhor.Meninos: Que fez o céu e a terra.Monsenhor: O Senhor esteja convosco.

Meninos: E com o Teu Espírito.

Monsenhor: Oremos: Senhor nosso Deus conservai e fortificai com Vossa Graça o coração dos vossos fiéis a fim de que Vos sirvam com amor e responsabilidade, pureza de corpo e de mente, perseverando sempre fiéis. Por Jesus Cristo Vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amém.

OBS: Em seguida, o Monsenhor, benze as vestes conforme, ritual e asperge com água benta. Entrega uma por uma dizendo:

Monsenhor: Recebe esta túnica branca símbolo da pureza que deve ornar teu coração e teu corpo.Monsenhor: Façam agora, a Consagração.

Meninos: SENHOR. MEU DEUS, OBRIGADO POR ME TERDES CHAMADO AO MINISTÉRIO DO ALTAR. QUERO ESTAR SEMPRE NA VOSSA DIVINA PRESENÇA COM O MAIS PROFUNDO RESPEITO. QUERO SERVIR A JESUS CRISTO NA PESSOA DO SEU SACERDOTE. QUERO SERVIR A IGREJA, SOBRETUDO, NO SANTO SACRIFÍCIO DA MISSA. QUERO EDIFICAR OS FIÉIS COM A MINHA COMPOSTURA NO ALTAR, COM MINHA CONDUTA DENTRO E FORA DA IGREJA. QUERO DISTINGUIR-ME PELA OBEDIÊNCIA AO REGULAMENTO DOS ACÓLITOS, POR MINHA CARIDADE FRATERNA E PELA PUREZA DO CORPO E DA ALMA. COM FIRME CONFIANÇA INVOCO A VIRGEM GLORIOSA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA, À PROTEÇÃO DO NOSSO PATRONO SÃO TARCÍSIO E A INTERCESSÃO DE SÃO JOÃO EVANGELISTA NOSSO PADROEIRO. AMÉM.

* Pode-se modificar caso houver necessidade, para mudar o nome do padroeiro daparóquia por-exemplo.

1) RITO DE INVESTIDURA N°2
Enviado por Marcos na comunidade Coroinha - Acólito (Oficial)

* O ritual estava com todo o rito da missa, posto aqui apenas a parte da investidura, vejam na íntegra aqui: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=1399628&tid=5266307637874655787&na=3&nst=11&nid=1399628-5266307637874655787-5282656980651540707

Cerimonial. Apresentem-se os meninos que desejam ser investidos na função de coroinhas.

Cerimonial: Neste momento os meninos irão prestar um juramento perante toda a igreja aqui reunida.

Meninos: Eu (diz o nome) prometo diante do nosso pároco (nome do pároco da igreja), diante de todos os nossos irmãos aqui reunidos, servir a Deus com total disponibilidade.Prometo levar este compromisso que tenho assumido, até onde Deus permita que eu o sirva. Prometo também prestar obediência ao nosso Vigário o papa Bento XVI e a todas as autoridades eclesiásticas. Prometo lutar por viver uma vida centrada nos mandamentos de Deus e da Igreja Católica Apostólica Romana e comprometo a ser sinal da luz de Cristo em meio ás pessoas com as quais convivo e conviverei. Assim, termino pedindo á Virgem Maria, aos anjos e todos os Santos, que intercedam a Deus por mim, para que me concedas as virtudes da fé, da esperança e da caridade, a fim de alcançar os benefícios do Reino dos Céus. Que assim seja.

Cerimonial: Neste momento os meninos recebem das mãos do padre a túnica, beijam-na e são vestidas por representantes da pastoral dos coroinhas.

Padre: (Diz o nome do menino) Receba esta túnica como sinal do serviço assumido perante Deus e sua igreja.Menino: Amém.


  • Assim que eu achar novos ritos de investidura eu posto, você que quer contribuirpode enviar-me o rito de investidura da sua par[oquia que eu posto no blog com os devidos créditos. Envie para: amo_sercoroinha@hotmail.com

Coroinha, o que é? Quem pode ser?

Estimados irmãos em cristo, paz e bem.

Coroinhas: Crianças/jovens que servem ao santo altar para ajudar o celebrante.
Quem pode ser: Qualquer um que se sentir chamado, estiver disposto, e fizer a formação.
Tempo de duração da formação: De 2 à 6 meses geralmente (porém varia de paróquia para paróquia).
Idade: SEGUNDO AS NORMAS DO PÁROCO.
Sexo: Meninos, e meninas(caso o bispo permita)

RESPONDAM NOS COMENTÁRIOS A PERGUNTA:
O QUE É SER UM BOM COROINHA NA SUA OPNIÃO!
AS MELHORES RESPOSTAS SERÃO COLOCADAS NO BLOG!

SER COROINHA, OBRIGAÇÃO OU VONTADE PRÓPRIA?

Paz e bem caríssimos, mais uma vez estou aqui para comentar sobre um assunto um tanto polêmico.
Muitas vezes vemos crianças que são coroinhas, e servem com uma perfeição mais será que elas estão servindo assim porque são obrigadadas ou porque realmente gostam?
É tão bonito vermos crianças servindo ao altar, mais seria mais bonito se fosse por vontade própria. Alguns coroinhas gostam do que fazem, quizeram ser coroinhas por vontade própria, mais outros estao lá porque pai, mãe, avós orbrigaram, e isso é errado, a vontade de ser coroinha tem de partir da criança não do pai, ninguem tem que fazer nada orbigado. Pois o pai vai obrigar agora, mais quando o filho for de maior não vai querer ir a igreja, pois durante sua infância ele foi obrigado. As crianças que são coroinhas obrigados até brincam quando o padre fala que a missa é o sacríficio de jesus, elas dizem "sacrificio nosso isso sim, pra vir a missa", e isso realmente entristece, mais não podemos orbigar as crianças a servirem. Para ser um bom cristão não é necessário ser coroinha.
PORTANTO NÃO ORBIGUEM NINGUEM A SER COROINHA, CADA UM TEM QUE SENTIR O CHAMADO DE DEUS!

O QUE VOCÊS ACHAM EM RELAÇÃO A COROINHAS QUE SÃO ORBIGADOS? DEIXE SEU COMENTÁRIO!!!

MENINAS COMO COROINHAS, PODE OU NÃO PODE?

Caríssimos irmãos e irmãs, vendo comunidades do orkut, notei que os tópicos que mais tem nas comunidadades de coroinhas são falando sobre meninas serem coroinhas, por isso agora esclareço tudo.

1) Menina pode ser coroinha:

[47.] É muito louvável que se conserve o benemérito costume de que crianças ou jovens, denominados normalmente assistentes (coroinhas), estejam presentes e realizem um serviço junto ao altar, similar aos acólitos, mas recebam uma catequese conveniente, adaptada à sua capacidade, sobre esta tarefa.[119] Não se pode esquecer que do conjunto destas crianças, ao longo dos séculos, tem surgido um número considerável de ministros consagrados.[120] Institucionalizar e promover associações para eles, nas que também participem e colaborem com os padres, e com os quais se proporcionam aos assistentes (coroinhas) uma atenção pastoral eficaz. Quando este tipo de associações tenha caráter internacional, fica de responsabilidade da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos erigir, aprovar e reconhecer seus estatutos.[121] A esta classe de serviço ao altar podem ser admitidas meninas e mulheres, de acordo com o critérios do Bispo diocesano e observando as normas estabelecidas.122]

(REDEMPTIONIS SACRAMENTUM)

Ou seja, A menina pode ser coroinha segundo as normas do bispo diocesano, portanto não a necessidade de inventar nomes para coroinhas meninas, "marianinhas", "menininhas do senhor" e etc...MENINA PODE SER COROINHA, "ACÓLITA" NÃO, ISSO NEM EXISTE!